Bairro da Saúde: tranquilidade e conforto em São Paulo
A Saúde é um ótimo bairro onde morar em São Paulo, pois equilibra residências e comércio, além de ser bem atendida pelo transporte público.
Por ficar entre o aeroporto de Congonhas e o centro de São Paulo.
O bairro da Saúde em São Paulo está na Zona Sul da cidade com fácil acesso às regiões central e Avenida Paulista. Localizada a 5km do aeroporto de Congonhas, 7 km da avenida Paulista e 10 km do centro da cidade. A Saúde é cortada pela linha Azul do metro com as estações Praça da Árvore, Saúde e São Joaquim, além de dezenas de linhas de ônibus municipais e intermunicipais.
O bairro da Saúde é repleto de comércios de rua, com diversos tipos de negócios, como por exemplo, farmácias, restaurantes e vestuário. O bairro da Saúde tem muitos tipos de imóveis.
Aqui apresentamos 5 bairros bons para morar na Zona Sul de São Paulo.
Origem do bairro da Saúde em São Paulo
O nome do bairro “Saúde” é em razão da igreja Nossa Senhora da Saúde construída em 1928, localizada na Avenida Domingos de Moraes esquina com Rua Santa Cruz.
No início do século XX, a região era conhecida como “Cruz das Almas” com origem na época dos tropeiros que passavam por ali. Foi construída uma capela por volta de 1910, onde hoje é a igreja Nossa Senhora da Saúde.
Atualmente, a igreja não está mais no bairro da Saúde, mas no distrito da Vila Mariana.

Com o passar dos anos, a região crescendo em razão da chegada de imigrantes. Hoje muitos descendentes de japoneses, portugueses e italianos vivem na região.
Próximo à região do bairro da Saúde, existe o Jardim da Saúde, o Bosque da Saúde, e a Vila da Saúde. A Vila da Saúde é uma região residencial que cresce muito com a chegada de empreendimentos imobiliários. O Jardim da Saúde é uma região onde predominam casas de moradores antigos no bairro. A Vila da Saúde e o Jardim da Saúde são ligados pela Avenida Bosque da Saúde, que cruza o antigo parque.
Transporte no bairro da Saúde
O bairro da Saúde está no caminho entre o centro de São Paulo e a antiga vila de Santo Amaro (hoje um bairro da cidade). Por isso, desde os anos 1880 havia uma ferrovia ligando os dois locais. A ferrovia depois veio a ser substituída pelos bondes que cruzavam a cidade até os anos 1960.
A linha azul do metro de São Paulo passa sob onde era a linha de bonde que conectava a Praça da Árvore com a atual estação São Judas. Depois foi expandida até a estação Jabaquara (ao sul) e estação Sé (ao norte). Na década de 1970, a linha Azul chegou em Santana (na zona Norte) e na década de 2000 chegou ao Tucuruvi.
Apesar de não ter um terminal de ônibus, a região da Saúde e Jardim da Saúde possuem diversas linhas de ônibus que conectam a região próximas como os bairros da vizinha Vila Mariana, além de bairros como Vila Clementino, Moema, Santo Amaro, Aeroporto de Congonhas, São Bernardo, Diadema, Ipiranga, Avenida Paulista e Região da Sé.
Sobre os trilhos da linha Azul, foi construída a Avenida Domingos de Morais que liga a região da Saúde à região da Avenida Paulista.
O nome do bairro “Saúde” é em razão da igreja Nossa Senhora da Saúde construída em 1928, localizada na Avenida Domingos de Moraes esquina com Rua Santa Cruz.
Segurança no bairro da Saúde
Nos últimos anos, o bairro da Saúde vem passando por uma nova transformação, devido à construção de novos empreendimentos. Assim, a região da Vila da Saúde (próxima ao metro) está se verticalizando. Com isso, o bairro passou a ser mais povoado e mais vigiado pelas câmeras e portarias de prédios.
Além disso, como existem diversos pequenos comércios e uma grande circulação de pessoas nos transportes públicos, a região é movimentada durante todo o dia e noite.
Assim, podemos dizer que é uma região tranquila quanto à segurança, quando comparada à outras regiões da cidade.
Comércio e Serviços na Saúde
O comércio no bairro da Saúde é o grande destaque da região com diversas opções de supermercados, loja de construção e Shopping Plaza Sul. Além disso, existem inúmeras lojas de bairro com opções de restaurante, lanchonete, comércio de roupas e acessórios em geral.
Vale mencionar que as principais lojas da rede Ultrafarma ficam próximas ao metro Saúde.
Além disso, existe grandes feiras livre de terça, sexta e domingo que são conhecidas por seu tamanho e variedade de produtos.
Assim, o bairro da Saúde está totalmente adaptado a tendência dos “15 minutos de casa”. Em outras palavras, o morador pode resolver a maioria de seus problemas andando 15 minutos.
Lazer na Saúde
Na região da Saúde estão localizados três grandes parques: o Zoológico Municipal, Jardim Botânico e Simba Safari. Os três parques são ótimas opções para passeios de final de semana para adultos e crianças.
Além desse, o museu do Ipiranga fica nas redondezas do bairro da Saúde. Ali é possível fazer um passeio, praticar corrida ou até mesmo esportes com rampa como skate, patins e rolimã.
Outra boa opção nas redondezas é o Aquário de São Paulo, que fica no Ipiranga, próximo ao Museu.
O bairro conta ainda com 2 clubes o Clube Helvétia e o Clube Aquático do Bosque, que por serem pequenos são muito convidativos para novos associados. Se pretende morar no bairro da Saúde, procure informações sobre esses clubes.
Educação
O bairro da Saúde e Vila Mariana oferecem diversas opções de escolas para todos os gostos e bolsos. Na Avenida Domingos de Moraes estão localizados colégios tradicionais como Madre Cabrini, Nossa Senhora do Rosário, Liceu Pasteur, Santa Amália.
Religião e espiritualidade
O Santuário de São Judas Tadeu fica localizado ao lado do metro São Judas, ou seja, uma estação ao lado da Saúde. Muitos devotos do santo frequentam a igreja todo dia 28 de cada mês, em especial em outubro.

Como mencionamos, existe ainda a paróquia de Nossa Senhora da Saúde, no metro Santa Cruz. Ali, além das missas diárias também são oferecidos cursos para jovens e terceira idade.
Contato
Envie uma mensagem para nosso WhatsApp (11) 9 9676 0281
Ou um email para contato@apartamentomobiliado.sampa.br